Aceitação, uma Estratégia da Psicologia Budista
Por: Ryath
(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
O Budismo procura de muitas formas nos trazer paz e felicidade, e uma das coisas que ele ensina para isso é a aceitação.
A aceitação para o Budismo deve ser usada quando estamos em uma situação, ou acontece algo e nada pode ser feito para melhorarmos isso.
O Budismo ensina que o que não podemos controlar, temos que aceitar.
Existe uma série de situações que não podemos controlar, como a velhice, a doença e a morte.
O Budismo nas Quatro Nobres Verdades fala muito em doença, velhice e morte, que são situações que os seres humanos passam e os deixam insatisfeitos, como a crise dos 40, 50, 60 e etc.
Devemos compreender o que não podemos mudar, como a morte, coisa que é inevitável, o que podemos fazer é nos cuidar, tratar bem, pois caso não fizermos isso, geramos karmas negativos.
Precisamos nos cuidar sempre para não ficarmos doentes, e devemos nos tratar para sarar, mas enquanto estivermos com um mal físico, é importante aceitar isso.
Se não aceitarmos o que acontece, aí ficamos tristes, chateados, inconformados, frustrados e etc. e isso traz estados mentais negativos, que não tem nada a ver com a felicidade, e uma coisa que podemos fazer para ficarmos melhores é aceitar.
A aceitação faz melhorarmos nossos pensamentos e sentimentos, e nos dá a oportunidade de ficarmos bem ou melhor.
É comum a não aceitação do que acontece, e ficar chateado, frustrado e etc., mas existe situações melhores para ficarmos bem e termos crescimento interno. Isso é um trabalho interno, e por isso e outras coisas que o Budismo é visto como uma Psicologia, pois ele tem estratégias para lidarmos com nossas emoções e pensamentos.
Não é porque algo seja comum, que é bom ou o melhor, pois não é, pois os seres humanos tem que aprender muitas coisas para ficarem felizes.
Aceitação não ser passivo a situações ruins, a não fazer nada em situações desagradáveis, que podemos sair ou mudar, mas é só para quando não podemos fazer nada.
Porém muitas vezes existem saídas para situações ruins, e podemos não as enxergar, mas é importante vermos soluções para o que é ruim.
Quando não aceitamos as coisas e depois passamos a aceitar, isso é uma transformação interior, é um progresso da consciência, ela aprendeu a ser melhor.
Independentemente do que acontecer, tente ser feliz, e uma das coisas que podemos fazer para isso é a aceitação, pois sem ela geramos muitos pensamentos e sentimentos negativos.
Todos os nossos textos podem ser reproduzidos.
Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.
Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.
Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.
Você também pode se interessar por:
A Prova que Não Precisamos Sofrer para Evoluir Espiritualmente
Pessoas que Não te Fazem Bem - Como Lidar